Estados tem prejuízo por conta de impostos veiculares em atraso
Mal o povo se recupera dos gastos das festas de fim de ano e o novo ano já traz com ele os impostos. E para quem possui veículo próprio não dá para fugir do IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
Logo no começo do ano, janeiro, as faturas dão o ar da graça, além do IPVA é necessário efetuar o pagamento do Seguro Obrigatório MG, o DPVAT.
O DPVAT é o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres. É importante o pagamento do mesmo, pois ele garante indenização em caso de acidente de trânsito que resulte em morte, invalidez permanente e reembolsa despesas médicas e hospitalares comprovadas.
Muitas pessoas têm muitas dúvidas a respeito do IPVA, então vamos esclarecer algumas delas:
Qual o valor?
O valor do imposto é determinado por alíquota sobre o valor do veículo, o Estado define essa alíquota. No Brasil os valores variam entre 1% e 4% do valor de venda do veículo que é determinado pelo FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Para a infelicidade de muitos, Rio de Janeiro e São Paulo são os estados onde o IPVA é mais caro.
O site do DETRAN fornece o valor do seu IPVA, basta digitar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), informando seu respectivo Estado.
Quando pagar?
Cada veículo possui uma data diferente de acordo com o número da placa e Estado de origem. Você pode conseguir um desconto de 3% no Estado de São Paulo se efetuar o pagamento do IPVA a vista em fevereiro, ou você pode optar pelo valor normal em 3 vezes, sendo a primeira em janeiro. Em outros Estados esse desconto pode chegar até 27%.
Local de Pagamento
O pagamento pode ser feito nas agências bancárias, caixas eletrônicos e até pela internet. É necessário possuir somente a informação do número do RENAVAM.
2021 é um ano que pagar o IPVA está mais em conta, o valor está 4,2% menor que o ano anterior, devido à queda do preço venal dos automóveis usados.