Como esculpir seu produto para sua audiência

Ter uma ideia bacana e um produto inovador é importante, mas o design e a experiência do usuário também não podem ficar de fora ao redesenhar seu produto. Desenvolver seu produto pensando em sua audiência pode fazer a diferença na conversão de usuário e na geração de leads, principalmente se tratando da navegação do seu aplicativo ou site. A questão estética e de experiência do usuário nunca deve ser menosprezada.

Mas como incorporar aspectos personalizados para sua audiência na experiência do seu site, no design do seu aplicativo ou na iteração de seus produtos?

  • Estética –O design de um site ou de um aplicativo deve acompanhar a estética de seu público alvo usando arquétipos de marca. Analise outras marcas que seu público alvo utiliza e perceba qual a estética de design que lhes agrada, não só das marcas, mas também dos elementos dos produtos e dos sites. Analise esses pontos e os utilize como inspiração para seu próprio produto. Os interesses de sua audiência deverão ser levados em conta não só no design, mas também no conteúdo. Considere fazer referências de interesses unânimes de sua audiência ocasionalmente, fugindo da rotina e atraindo novos clientes.
  • Conteúdo sempre é importante – Não importa em qual aplicativo ou site esteja trabalhando, certifique-se que o conteúdo que publica condiz precisamente com seu público alvo. O conteúdo cria o contexto, demonstrando ao público os motivos certos para usar uma ferramenta específica, que, de outra maneira, poderia não fazer sentido para eles.
  • Considere também a urgência da sua audiência – É sempre bom ter um design bacana no seu site ou em seu app, mas em determinados momentos deve ser considerada também a urgência em que seu usuário tem de realizar uma ação, como fazer o checkout, ou resolver um problema recorrente de pagamento ou do produto. Quando você tem um problema, a resolução do mesmo é mais importante que o design. Nesses casos, foque mais na velocidade que na UX.
  • Não crie barreiras para limitar sua própria audiência – Não tenha medo das mudanças. Se você esperava alcançar uma audiência e desenvolveu seu app ou site de acordo com ela, mas com alguns meses percebeu que uma audiência completamente diferente tem se manifestado, considere pequenas mudanças para que seu site se adapte também ao novo público. Quer transmitir tranquilidade? Foque no design clean. Seu produto tem um público agitado que gosta da night? Procure soluções para atender à necessidade da sua audiência.
  • Não se inspire na Mãe Dinah –Tentar adivinhar o que o sua audiência público quer pode ser um grande erro. Para que tentar a sorte quando você pode usar e abusar de testes que entregarão dados reais sobre sua audiência? Faça testes regularmente com mensagens, imagens e estilos diferentes no site ou app, e analise os resultados para então escolher a melhor opção para seu público.
  • Personalização – Falar a língua da sua audiência é essencial para a satisfação dos clientes e também incrivelmente fácil. Basta dar um toque mais pessoal para as mensagens de email, ou até mesmo no sistema de notificação dos clientes. Se você possui diferentes perfis de clientes, é uma ótima oportunidade para oferecer conteúdo de ajuda ou complementar personalizado para cada grupo. Até mesmo as landing pages poderão ser personalizadas de acordo com o grupo de clientes e usuários, inclusive os clientes em potencial que chegarão através do Google.

Esta é apenas mais uma área de grande importância que pode tirar o sono do empreendedor, caso não seja levada a sério. Vale lembrar também que não adianta passar batom na porca, se o seu produto tiver uma experiência sensacional e um design igualmente interessante, mas pecar na execução, de nada adiantará.

Cada vez mais, designers estão se tornando empreendedores e empreendedores estão estudando design. E você, já começou a levar o design mais a sério? Não deixe de comentar!

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