Dicas para criar uma logo campeã para sua startup

Uma logomarca eficaz deve expressar para os consumidores exatamente o que eles precisam saber sobre sua marca apenas com um olhar. Provavelmente ela será um dos primeiros elementos de sua empresa que o visitante ou usuário verá ao entrar no seu site, plataforma ou aplicação, ou até mesmo ao ver seu produto físico, portanto, é importante deixar uma boa impressão e transmitir confiança, ou o que será melhor para sua área de atuação.

Os empreendedores em geral não tendem a ver uma startup como uma empresa comum, até porque, ela não é, mas vários aspectos determinados importantes para as empresa “comuns,” também desempenham um papel igualmente importante numa startup de tecnologia. Quem não deseja que sua marca seja referência quando o usuário pensar no seu mercado? Ter uma logo marcante ajuda bastante nesta recordação, claro que mais importante ainda é ser indispensável para seus usuários, mas isso foge do nosso foco neste momento. São vários aplicativos e plataformas que possuem logos marcantes que acabam sendo associados ao mercado em questão.

Via Flickr

Reconhecimento

Um produto matador e uma identidade visual marcante aliados à força de vontade empreendedora torna qualquer projeto uma ameaça fatal para seus concorrentes. Assim fica muito mais fácil vender ou promover seus produtos e serviços, aumentando também o alcance . A promoção de sua empresa é importante para que mais pessoas tenham acesso ao seu produto ou serviço, e ter uma logo marcante ajuda a fazer com que essas pessoas não se esqueçam tão facilmente de sua marca.

Melhores práticas

A primeira característica necessária é a simplicidade. É o fator mais importante. Sua logo não pode ser confusa, ela também deve ser clara para que seja também memorável. Também deve ser levado em consideração as aplicações para ele em diferentes situações, ele não pode perder a identidade quando utilizado num fundo com cores diferentes ou no estilo monocromático.

Posso criar uma logo diferente e elaborada?

Pode, porém, é muito mais fácil fazer uma logo confusa se ela não for simples. Para fazer uma logo mais elaborada é preciso saber exatamente o que está fazendo, ou seja, seria aconselhável contratar uma agência ou alguém do 99designs.

Via Flickr

O que uma logo campeã pode fazer por você

Uma logo bem sucedida se torna um símbolo de que você é parte de uma comunidade. Além disso, a logo representa o nível de qualidade de sua empresa, e também tudo que um cliente ou usuário em potencial deve esperar do seu produto ou serviço.

O que os consumidores, em geral, pensam dos produtos da Apple? Qualidade. Nem todos os tablets e smartphones possuem tanto prestigio entre os consumidores quanto os da empresa norte-americana. O sistema operacional Android também possui grandes dispositivos das mais variadas empresas, mas se tratando da marca neste mercado, a Apple sai na frente do Google. Claro que ao comparar no mercado de mapas e navegadores, a vantagem muda de lado.

Criando uma nova logo

Se você está desenvolvendo uma logo novo, dê a devida atenção para o processo. Se existir em sua equipe um design, faça a tentativa, mas resista ao impulso de economizar. Em casos de dúvida, contrate um profissional ou ao menos alguém com experiência para ajudar a ajudá-lo.

Ao criar ou atualizar sua logomarca, fique atendo! Lembre-se das dicas mencionadas acima: ele deve ser simples, claro e memorável. Pense nas aplicações e como ele será utilizado tanto nos seus produtos como nas veiculações de mídia.

Uma loga forte e bem concebida ajudará bastante o seu negócio, mas não fará milagres. Assim como manda o veredito, foque sempre na qualidade de seus produtos e/ou serviços.

Seguir uma tendência? Não!

Várias tendências surgem no decorrer dos anos e várias empresas acabam entrando na moda e acatando em seu design. Durante o boom da Internet empresas incorporaram as letras “e”, “i” ou “@” como parte do nome ou logo. Já durante a era da globalização várias empresas acataram um globo terrestre como parte de sua logo. O importante é não tentar pegar carona em uma tendência que provavelmente será passageira, ou será esquecida. Foque apenas em você.

Add a Comment